Jovens invetam Veículo para Acessibilidade de Cadeirantes em Praias

Nesse sábado vimos mais uma forma de utilização da tecnologia para melhorar a qualidade de vida de deficientes físicos. O quadro Jovens Aprendizes do Caldeirão do Hulk mostrou o projeto dos jovens alunos de eletrônica Iago Souza e Maraysa Araújo, do Rio Grande do Norte.

Para tornar as lindas praias do seu estado mais acessíveis aos usuários de cadeira de rodas, eles criaram o Projeto Crab, que pretende criar um veículo que através de esteiras e energia solar se locomove na praia, levando o cadeirante da calçado até o mar.

Eles repararam que as praias do seu estado são normalmente esquecidas pelo poder público com relação à infraestrutura de acessibilidade aos cadeirantes e diversas dificuldades são encontradas por quem deseja ir até a praia, pois as cadeiras de rodas tradicionais normalmente atolam no solo arenoso.

A partir daí, o projeto foi idealizado e produzido unindo acessibilidade com sustentabilidade através do uso da energia solar para solucionar esse problema público de mobilidade.

Veja a participação da dupla de jovens no programa:

Clique aqui e veja direto no site da Globo.com

O Crab foi idealizado e produzido pelos alunos como resultado de uma pesquisa desenvolvida graças à parceria do IFRN com a Universidade Petrobras, através do Programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH). Em março, o trabalho conquistou o primeiro lugar da categoria Robótica na IX edição do Concurso Latino-Americano de Projetos de Computação, realizado em Guadalajara, no México.

Recent Posts

Leave a Comment